E canja

Olá a todos,

Para nós, um bom festival é um sitio livre e inspirador, onde as pessoas podem disfrutar da música, do que os envolve, e uns dos outros, sem nenhumas preocupações. Foi emocionante ver o Waking Life tornar-se em tal lugar para muitos de vocês o ano passado. Obrigado a todos os que criaram a magia que experienciámos em Agosto à volta do lago.

No entanto, há coisas a melhorar. O feedback que recebemos nos últimos meses teve um papel importante no desvendar do puzzle de como deverá ser a próxima edição. Algumas das coisas que aprendemos parecem-nos do interesse de todos aqueles envolvidos com o Waking Life. Decidimos por isso partilhá-las convosco hoje.

Dividimo-las em três pilares.

Experiência geral

Ouvimos-vos: mais sombra! Tanto a área de campismo como o recinto do festival estarão cobertos por mais sombra para que encontrem abrigo nas horas mais quentes do dia.

Estamos cientes da interferência sonica entre a Floresta e a Praia. A área de chill-out passará para outro local, e a Praia tornar-se-à num novo palco com um sistema de som disposto de forma diferente.

As mudanças no programa serão comunicadas no info point e no palco em causa assim que soubermos delas. O próprio info point será melhor organizado: as mudanças nos turnos levaram, no ano passado, a que alguma informação se perdesse, especialmente no que toca às tipis. O info point ficará aberto até que o portão feche na terça, e as tipis terão o seu próprio ponto de check-in.

A estrutura dos bares será melhorada para que sejam servidos mais rápido, e as horas de abertura das bancas de comida serão adaptadas para que possam comer a qualquer altura, até nas primeiras horas do dia. Devido a problemas de ligação nem sempre foi possível levantar dinheiro no info point. Se tudo correr bem, teremos uma caixa de multibanco no recinto este verão.

Trabalhos tardios (mas necessários) no terreno deixaram o campismo e o parque algo poeirentos. A erva já voltou a crescer, portanto este ano a poeira deverá assentar.

No ano passado começamos a construir uma cozinha comunitária. No entanto, durante a construcção deparámo-nos com alguns problemas de segurança que não conseguimos solucionar em tão pouco tempo. Estamos a avaliar esta questão e apenas iremos construir este espaço se todas as condições de segurança se reunirem.

Por último, por motivos relacionados com a produção tivemos que fechar o acesso ao lago na segunda de manhã, algo chato para aqueles que decidiram ficar até terça. Vamos assegurar-nos que desta vez o lago ficará aberto para nadar na segunda também.

Saúde e segurança

A doença sentida o ano passado (cujo relatório pode ser encontrado aqui) ditou que a saúde e a segurança se tornassem num dos tópicos prioritários na preparação da edição deste ano. Implementaremos várias mudados tanto para o comforto de todos como por motivos de higene. Algumas delas são:

  • A instalação de vários pontos de água espalhados pelo terreno;
  • O uso de recipientes recicláveis para algumas bebidas, e revisão do sistema de lavagem dos copos ecológicos;
  • As equipas de limpeza das casas de banho e dos chuveiros serão triplicadas;
  • Revisão completa do sistema de casas de banho ecológicas. Se necessário, as preocupações de higene serão prioritizadas em relação às de sustentabilidade, até que encontremos um sistema mais seguro.

Além disso, há algumas coisas a melhorar também nos primeiros socorros. Uma coisa é certa: dado que não podíamos ter antecipado a doença do ano passado, não foi simples perceber como agir em relação à mesma. Aprendemos bastante com a experiência, e, juntamente com a equipa médica, vamos preparar-nos melhor – melhorando a comunicação, tornando a zona de primeiros socorros mais espaçosa e garantindo uma equipa que fale inglês.

Sustentabilidade

Mesmo que tivéssemos ficado muito felizes com o quão limpo o recinto parecia o ano passado (um obrigado especial à nossa eco team!), haverá este ano um foco adicional na gestão de resíduos. Vamos precisar da vossa ajuda nisto.

O lixo e os pontos de reciclagem estarão mais claramente identificados, assegurem-se que usam os caixotes certos. Infelizmente, vimos demasiados pontos de lixo a não serem usados correctamente. Uma outra coisa que não nos deixou muito felizes o ano passado foi ver o lixo perto dos palcos de manhã. Vamos instalar mais caixotes perto dos palcos, mas por favor usem-nos. O mesmo pode ser dito das beatas de cigarro: embora tenhamos distribuído cinzeiros à entrada, a quantidade de beatas encontradas no chão foi desapontante.

Por último, mas não menos importante, uma nota rápida sobre o sistema de depósito do lixo. No final do festival recebemos uma quantidade considerável de sacos cheios com colchões ou pedaços grandes de cartão para que ficassem cheios. Incentivamos a que todos deixem materiais que ainda possam ser úteis no info point, para que os possamos doar a outras organizações. Além disso, algumas pessoas disseram-nos que já não havia lixo no campismo, mas considerando que o tivemos de limpar durante vários dias após o fim do festival, perceberás que tal não pareça possível. Algumas ideias para o próximo ano: ajuda-nos limpando os palcos de manhã com o teu saco do lixo – ficará cheio muito rapidamente! Como alternativa, enche uma garrafa de plástico grande com beatas de cigarro ou outro pequeno lixo, caso não consigas encher o teu saco por completo. Teremos todo o gosto em fazer a devolução a todos os que estiverem dispostos a dar uma ajudinha para manter a área limpa.

Obrigado por lerem, e entretanto, não hesitem em enviar-nos ideias ou sugestões para info@wakinglife.pt.

Fiquem bem,
A equipa do Waking Life