Guias

O Waking Life √© um espa√ßo de experimenta√ß√£o art√≠stica, autoexpress√£o espirituosa e imagina√ß√£o coletiva do tipo de sociedade que poder√≠amos cultivar se houvesse liberdade para divergir da realidade predefinida. No entanto, num espa√ßo comunit√°rio, esta realidade tem algumas indica√ß√Ķes √ļteis que nos podem guiar, tais como formas de circularmos, de encontrarmos informa√ß√£o e de cuidarmos do nosso espa√ßo comum.

Vibe essentials

O comportamento comunit√°rio requer uma tomada de consci√™ncia, esfor√ßo e, talvez, alguma desformata√ß√£o. Por favor l√™ as orienta√ß√Ķes seguintes antes da chegada e d√° uma olhada a boa onda e regras b√°sicas.

Safe.r

O Waking Life pretende ser um lugar caloroso e convidativo para qualquer identidade de género, raça, etnia, sexo, idade e classe. Para criar um ambiente verdadeiramente vibrante e interseccional, temos que respeitar os limites de cada um, guiar-nos pelo consentimento e estar atentos à forma como comunicamos e interagimos uns com os outros. Entra imediatamente em contacto com um dos Cuidadores se vires algum comportamento discriminatório, seja racista, sexista, homofóbico, transfóbico, humilhante ou qualquer outro tipo de abuso.

Privacidade

N√£o queremos colar autocolantes no teu telem√≥vel mas, de qualquer forma, √© proibido filmar e fotografar na pista de dan√ßa. Queremos privacidade para nos libertarmos e expressarmos. As pessoas t√™m o direito de entrar em transe, num momento ef√©mero e n√£o documentado, sem a invas√£o de uma c√Ęmera fotogr√°fica. Se n√£o consegues respeitar esta regra simples, n√£o fiques surpreendido se fores convidado a abandonar o festival. Em todas as circunst√Ęncias respeita a privacidade das pessoas, s√™ atencioso e sens√≠vel ao contexto em que te encontras.

Seguranca

Por favor, olha pelos que te rodeio e por ti mesmo(a). Procura pelos primeiros socorros, locais de evacuação e saídas de emergência no nosso mapa assim que entrares no festival, no caso de tu ou outro companheiro precisem delas a um dado momento. Traz um pequeno kit de primeiros socorros se puderes. Teremos claro uma equipa médica sempre pronta a assistir pessoas com qualquer problema físico ou psicológico. Além disso, existirão lugares calmos onde poderás relaxar e descansar.

Fogo

Tentemos n√£o fazer um fire festival aqui! S√≥ Portugal √© respons√°vel por mais de metade de todos os inc√™ndios florestais na UE. √Č estritamente proibido fazer fogos de qualquer tipo (churrasco, fogos de acampamento, velas, …) no local. Se vires algu√©m a fazer um inc√™ndio, por favor informa-o do risco e pede-lhe que o apague. Tem tamb√©m muito cuidado com as pontas de cigarro, coloca-as no teu cinzeiro port√°til. Localize o extintor de inc√™ndio mais pr√≥ximo do teu acampamento em caso de emerg√™ncia. √Č proibido o uso de camping g√°s.

Lago

O lago n√£o √© uma banheira nem uma lavandaria e definitivamente tamb√©m n√£o √© uma sanita! Quem fizer as suas necessidades no lago ser√° convidado a sair do festival. Usa protector biodegrad√°vel e remove-o antes de mergulhares. Queremos refrescar-nos num lago limpo, n√£o num derramamento de √≥leo. Entra na √°gua em seguran√ßa, s√≥brio e apenas durante o dia. A nossa equipa de nadadores salvadores estar√° atenta, para qualquer eventualidade. Por raz√Ķes de seguran√ßa, √© proibido nadar √† noite. N√£o mergulhes.

Agua

A água potável está disponível gratuitamente nos pontos de água espalhados pelo recinto. A água é um recurso valioso, usa-a com sensatez. Por favor tem cuidado com o teu uso de água e usa apenas o que for necessário. Tome duches curtos (revigorantes) e refresque-se no lago.

Nao deixes rasto

Pelo amor de deus, não deixes lixo! Por favor ajuda-nos a manter o terreno e as redondezas limpos. Não deixes coisas para trás, coloca o teu lixo e beatas no local próprio, respeita a natureza, apanha o lixo que vires, mesmo que não seja teu. O lixo é uma responsabilidade colectiva.

Sustentabilidade

Refuse > reduce > re-use > recycle.

Por favor tem em consideração o impacto ambiental do teu consumo durante o festival e da forma como te deslocas para o Crato. Todas as iniciativas que ajudem a tornar o Waking Life mais sustentável são muito bem vindas.

Avozinha

Quando há a probabilidade de os humanos entrarem em estados alterados, é importante ter um lugar calmo, protegido e confortável, com pessoas que sabem como cuidar de ti. A Avozinha é o lugar para procurar conselhos e receber apoio durante experiências psicadélicas mais complicadas e estados de consciência alterados. No nosso centro de redução de risco e cuidado psicológico encontrarás o colo quente e carinhoso da avó.

Cuidadores

Os Cuidadores são performers, tripsitters ou simplesmente seres empáticos com olho para antecipar as necessidades alheias. A essência desta patrulha é garantir um espírito de cuidado coletivo e demonstrar como uma comunidade atenta zela pelos seus membros. Se vires ou experienciares algo desconfortável, ou se apenas precisares de um ombro amigo, não hesites e aborda um dos Cuidadores. Explicaremos mais tarde como os encontrar e reconhecer.

Atencao as arvores

As nossas primeiras 5000 árvores bebés requerem muita atenção e onde a maioria delas cresce, em breve será o teu campismo. Nesta nova partilha de lar, temos que cultivar um sentido de cuidado e responsabilidade colectiva. Tem atenção por onde andas, brincas e urinas. Esta atenção e cuidado serão uma variável importante para determinar quantas árvores sobreviverão ao primeiro e mais duro verão das suas vidas.

Ponto de recolha

Antes de ires, recebe o teu dep√≥sito de lixo de volta, entregando os teus sacos cheios (e reciclados) do lixo que geraste. N√£o te esque√ßas de trazer o seu bilhete de recolha do lixo. N√£o tens lixo suficiente no teu saco? N√£o h√° problema! Podes recolher algum pelo terreno durante toda a semana. Aqui tamb√©m encontrar√°s um ponto de coleta. Se tiveres comida, uma tenda (esperamos que isso n√£o aconte√ßa) ou outros materiais √ļteis que n√£o vais levar para casa novamente: tr√°-los para l√°, para que possam vir a ser √ļteis para outras pessoas.

Clima / Saude

Em Junho, as temperaturas no Alentejo variam entre os 25 e os 40 graus Celsius. Usa protector solar (biodegradável) para proteger a tua pele de queimaduras e bebe água suficiente, para não desidratares. Os germes curtem estas temperaturas e propagam-se rápido. Lava as mãos regularmente e tem cuidado quando partilhas bebidas e cigarros. Se te sentires doente descansa, avisa uma amiga e não faças parvoíces, i.e. não te enroles com a primeira pessoa que te aparecer à frente.

Comida

Queremos reduzir a nossa pegada ecológica tanto quanto pudermos. Uma forma de o fazer é oferecer uma grande variedade de comida vegetariana e, se possível, proveniente da região.

Acessibilidade

O Waking Life quer oferecer uma experi√™ncia √ļnica, da qual todos os participantes possam usufruir ao m√°ximo, incluindo pessoas com algum tipo de incapacidade. Oferecemos um bilhete extra gratuito a qualquer pessoa com alguma incapacidade, para que esta possa trazer um acompanhante consigo para prestar assist√™ncia durante o festival. Se quiseres usufruir de um destes bilhetes ou ainda receber informa√ß√£o sobre c√£es-guia, estacionamento, campismo ou qualquer outra coisa, contacta-nos atrav√©s de info@wakinglife.pt.

Cashless

Trabalhamos com um sistema sem numer√°rio. Podes adquirir Klingelings num dos balc√Ķes de bilhetes, em troca de dinheiro, ou pagos com cart√£o. Ap√≥s o final do Waking Life, tens duas semanas para pedir o reembolso do valor restante, caso te sobre algum. N√£o temos multibanco, por isso lembra-te de trazer dinheiro suficiente e o teu cart√£o banc√°rio. Clique aqui para cashless FAQ.

Cashless reembolsos

Ap√≥s o Waking Life, tens duas semanas para pedir o reembolso. Clique aqui para todas as informa√ß√Ķes. Tamb√©m podes doar os Klingeling que te restarem. O montante doado ser√° directamente investido no projecto de regenera√ß√£o.

Vidro

Por favor não tragas vidro, aumenta o risco de incêndio e pode causar ferimentos. Se puderes traz um cantil, ou compra um no Kiosk.

Animais

O sol, desidrata√ß√£o, barulho e grandes concentra√ß√Ķes de pessoas aumentam o n√≠vel de stress e podem causar problemas de sa√ļde aos teus animais. Por isso, n√£o √© permitido traz√™-los para o festival. Quem trouxer um animal de estima√ß√£o n√£o poder√° entrar no festival.

Lojas pirata

Traz o que quiseres partilhar com os outros participantes, estamos a criar esta experiência juntos! Nota que não é permitido vender nada no Waking Life ou à sua volta, a menos que seja um vendedor registado. Lojas pirata serão retiradas do recinto.

Confetti

Embora seja divertido usar confetti & glitter, é bastante complicado de os remover e limpar. Por favor deixa-os em casa.

Sistemas de som

√Č proibido trazer o teu pr√≥prio sistema de som para o campismo ou parque de estacionamento.

Termo de responsabilidade

Quando entras no recinto, entras a teu risco e responsabilidade. A organiza√ß√£o n√£o ser√° respons√°vel por quaisquer danos materiais que possam ocorrer no interior do recinto. L√™ os termos e condi√ß√Ķes do bilhete. Quando compras o teu bilhete aceitas estes termos.

Localizacao

A vila do Crato fica no Norte do Alentejo, Portugal. Este é um local mítico onde as fronteiras do tempo e do espaço são ilimitadas. Um local com realidades escondidas à espera de serem descobertas, na água que anima e cura, ou nos grandes espaços abertos no meio da natureza.

Boleias

Encorajamos a que todos os que o possam fazer que apanhem boleias. No nosso grupo Hitch a Ride poderás oferecer os lugares vazios do teu carro para ou saindo do Waking Life aos outros viajantes ou pedir-lhes que partilhem a sua viagem contigo.

Para chegar de avi√£o

O aeroporto mais próximo do Crato é em Lisboa. A viagem de carro desde Lisboa demora pouco mais de 2 horas. Outras alternativas são por exemplo voar para o aeroporto do Porto (2h45min), Faro (3h30min), Madrid (4h30min) ou Sevilha (3h30min).

Waking Life shuttles

Os shuttles do Waking Life partem de Lisboa (4h), Porto (5h) ou Madrid (7h) aeroporto, com destino ao Waking Life. Para consultar o hor√°rio e outras informa√ß√Ķes, visita a p√°gina sobre transportes. Para comprar bilhetes, entra aqui.

Transporte publico (autocarro)

H√° autocarros di√°rios entre Lisboa Sete Rios < > Crato/Portalegre. A viagem demora aproximadamente 3 horas. Para consultar os hor√°rios, visita a p√°gina sobre transportes. Os bilhetes podem ser comprados em www.rede-expressos.pt.

Transporte publico (comboio)

H√° uma carreira di√°ria entre Lisboa Santa Apol√≥nia < > Crato que demora aproximadamente 3 horas. Para informa√ß√Ķes detalhadas e consulta de hor√°rios visita a p√°gina sobre transportes. Os bilhetes podem ser comprados em www.cp.pt.

Shuttle entre o WL e o Crato

H√° shuttles regulares entre Waking Life < > Crato/Portalegre. Para mais informa√ß√Ķes e consulta de hor√°rios visita a p√°gina sobre transportes.

De bicicleta

Se queres uma aventura, até podes vir de bicicleta! Iremos garantir que as tuas boas velhas duas rodas sejam recebidas de forma calorosa.

Antes e depois do Waking Life

Portugal √© um pa√≠s fascinante pela sua cultura e car√°ter √ļnicos. Desde a gastronomia t√≠pica das suas diferentes regi√Ķes, o gosto pela m√ļsica e artes, ou o leque diversificado de paisagens naturais, este √© sem d√ļvida um pa√≠s que te ir√° interessar visitar. O Alentejo em particular √© numa das regi√Ķes mais aut√™nticas do pa√≠s: n√£o apenas possui uma variedade cultural e uma beleza natural muito especiais como tamb√©m det√©m um patrim√≥nio hist√≥rico e gastron√≥mico muito rico. Se tiveres oportunidade, aconselhamos-te vivamente que aproveites para explorar esta regi√£o.

Campismo

O acesso ao campismo está incluído no teu bilhete. O espaço para acampar estará aberto desde quarta-feira dia 7 de Junho ao meio dia. Sendo que terás de abandonar o campismo até terça-feira dia 13 de Junho ao meio dia.

Tendas e caravanas

Haverá um parque de campismo separado para tendas normais e participantes com casas móveis. Não são permitidos carros no parque de campismo, as casas móveis têm de estacionar nas áreas de estacionamento designadas. Tem em atenção que o terreno pode ser irregular em alguns locais e é da tua responsabilidade decidir se o veículo é adequado para o terreno.

Regista a tua caravana

Vens de carrinha ou caravana? O estacionamento é gratuito, mas é obrigatório que te registes. Preenche este formulário para termos uma ideia mais precisa do espaço que temos de disponibilizar para caravanismo.

Acampamentos criativos

Participa! √Č muito mais divertido. Os participantes que queiram montar um acampamento criativo est√£o convidados a faz√™-lo. Pode ser literalmente qualquer coisa: desde uma sess√£o matinal de exerc√≠cio seguida de ch√° e biscoitos, um espa√ßo para hist√≥rias de embalar, um bar de karaoke, speeddating nu ou um torneio de ping-pong – a imagina√ß√£o √© o limite.

Sombra

O oposto de sol quente. Usado na frase: ‚ÄúO sol quente na tua tenda‚ÄĚ. E sim, ele tamb√©m queima aqui‚Ķ A maior parte do campismo est√° sombreada, mas √© imposs√≠vel cobrir a √°rea toda.. Se puderes, traz a tua pr√≥pria sombra.

Chuveiros

Os chuveiros est√£o localizados a uma dist√Ęncia pr√≥xima. Aqui, tamb√©m poder√°s encontrar pontos de √°gua pot√°vel. Por favor, tem cuidado, evita desperd√≠cios e usa apenas aquilo que necessitares.

Residuos

Ao entrar no terreno receber√°s dois sacos de lixo. Um saco amarelo para o pl√°stico, e um preto para o lixo indiferenciado. Por favor, mantem o teu acampamento e o recinto do festival limpos ‚Äď √© canja se cada um fizer a sua parte! Quando entregares os teus sacos de lixo (devidamente separado) e o teu bilhete de dep√≥sito ecol√≥gico, devolvemos-te a cau√ß√£o.

Loja do campismo

Visita o nosso mercado do campismo onde podes encontrar produtos locais, protector solar, p√£o quente, queijo, earplugs, tabaco e outras coisas que te podem ser √ļteis.