O Waking Life é um espaço de experimentação artística, autoexpressão espirituosa e imaginação coletiva do tipo de sociedade que poderíamos cultivar se houvesse liberdade para divergir da realidade predefinida. No entanto, num espaço comunitário, esta realidade tem algumas indicações úteis que nos podem guiar, tais como formas de circularmos, de encontrarmos informação e de cuidarmos do nosso espaço comum.

Covid-19

Infelizmente, tal como para a maioria dos encontros comunitários, a Covid tem-nos de mãos atadas. Estamos a seguir de perto a evolução das políticas públicas de saúde mas esta realidade em pandemia é ainda demasiado imprevisível. Podemos navegar por estes mares incertos até ao final de março mas, por essa altura, seremos forçados a tomar a decisão de realizar, ou não, o Waking Life este verão.

Segurança

Por favor, olha pelos que te rodeio e por ti mesmo(a). Procura pelos primeiros socorros, locais de evacuação e saídas de emergência no nosso mapa assim que entrares no festival, no caso de tu ou outro companheiro precisem delas a um dado momento. Traz um pequeno kit de primeiros socorros se puderes. Teremos claro uma equipa médica sempre pronta a assistir pessoas com qualquer problema físico ou psicológico. Além disso, existirão lugares calmos onde poderás relaxar e descansar.

Respeito

Respeita o espaço e vontade dos outros. Dá ajuda a quem necessitar e respeita as limitações dos outros, especialmente as crianças e pessoas com alguma incapacitação. Reage no caso de testemunhares algum comportamento discriminatório, seja este sexual, homofóbico ou qualquer outra forma de assédio.

Clima / Saúde

Em agosto, as temperaturas no Alentejo variam entre os 25 e os 40 graus Celsius. Usa protector solar bio-degradável para proteger a tua pele de queimaduras e bebe água suficiente para te manteres hidratado(a). Esta é uma zona de altas temperaturas, pelo que germes se espalham facilmente. Lava as mãos regularmente e tem cuidado quando partilhas bebidas e cigarros.

Fogo

Tentemos não fazer um fire festival aqui! Só Portugal é responsável por mais de metade de todos os incêndios florestais na UE. É estritamente proibido fazer fogos de qualquer tipo (churrasco, fogos de acampamento, velas, …) no local. Se vires alguém a fazer um incêndio, por favor informa-o do risco e pede-lhe que o apague. Tem também muito cuidado com as pontas de cigarro, coloca-as no teu cinzeiro portátil. Localize o extintor de incêndio mais próximo do teu acampamento em caso de emergência. É proibido o uso de camping gás.

Água

A água potável está disponível gratuitamente nos pontos de água espalhados pelo recinto. A água é um recurso valioso, usa-a com sensatez. Por favor tem cuidado com o teu uso de água e usa apenas o que for necessário. Tome duches curtos (revigorantes) e refresque-se no lago.

Lago

A nossa bonita barragem agradece que não a uses para tomar duche ou fazer necessidades; o Waking Life poderá remover do recinto aqueles que assim o fizerem. Passa-te por água antes de entrares no lago para removeres todo o protetor solar do teu corpo. Nada com cuidado, sóbrio, e apenas durante o dia. A nossa equipa de vigilância estará pela zona para olhar por ti também.

Não deixes rasto

Este é um dos valores mais importantes do Waking Life. Pedimo-vos que mantenham o espaço limpo – deixa o que encontrares, leva contigo o que trouxeste, recicla o teu lixo de forma correta, respeita a natureza ao não mandar beatas de cigarro para o chão e tem em mente os outros participantes. É tão simples quanto isso!

Ponto de recolha

Antes de ires, recebe o teu depósito de lixo de volta, entregando os teus sacos cheios (e reciclados) do lixo que geraste. Não te esqueças de trazer o seu bilhete de recolha do lixo. Não tens lixo suficiente no teu saco? Não há problema! Podes recolher algum pelo terreno durante toda a semana. Aqui também encontrarás um ponto de coleta. Se tiveres comida, uma tenda (esperamos sinceramente que isso não aconteça) ou outros materiais úteis que não vais levar para casa novamente: trá-los para lá, para que possam vir a ser úteis para outras pessoas.

Sustentabilidade

Por favor tem em consideração o impacto ambiental do teu consumo durante o festival e da forma como te deslocas para o Crato. Faremos tudo para deixar o local intacto. Todas as iniciativas que ajudem a tornar o Waking Life mais sustentável são muito bem vindas.

Comida

Como o Waking Life tem em consideração as preocupações ambientais, queremos reduzir o nosso impacto o máximo possível e levar à compreensão do cenário ecológico que nos recebe. Deste modo, será vendida uma grande variedade de comida vegetariana caseira e feita no momento.

Acessibilidade

O Waking Life quer oferecer uma experiência única, da qual todos os participantes possam usufruir ao máximo, incluindo pessoas com algum tipo de incapacidade. No entanto, é importante relembrar que o terreno do festival é acidentado, com irregularidades no relevo, e ainda que faz bastante calor no Alentejo durante o mês de Agosto. Assim, oferecemos um bilhete extra gratuito a qualquer pessoa com alguma incapacidade, para que esta possa trazer um acompanhante consigo para prestar assistência durante o festival. Se quiseres usufruir de um destes bilhetes ou ainda receber informação sobre cães-guia, estacionamento, campismo ou qualquer outra coisa, contacta-nos através de info@wakinglife.pt.

Pagamentos sem dinheiro

Trabalhamos com um sistema sem numerário. Podes adquirir Klingelings num dos balcões de bilhetes, em troca de dinheiro, ou pagos por cartão de multibanco. A primeira vez que receberes alguns Kingelings, receberás um cartão (*custo de 1 euro, feito de plástico reciclado) que deverás guardar contigo durante toda a tua estadia. Após o Waking Life, tens tem duas semanas para recuperar o valor restante no teu cartão, caso ainda tenhas algum.

Redes sociais

Incentivamos a que todos se desliguem do mundo digital para se poderem verdadeiramente conectar com a natureza. Podes tirar uma fotografia de vez em quando, mas não esperes que consigas levar as experiências que vais viver no Waking Life contigo para casa na memória da tua câmara. Por favor não filmes, especialmente se estiveres em frente a um dos palcos: nem toda a gente gosta de ser filmado enquanto se diverte e podes também perturbar os artistas. Acima de tudo e em toda e qualquer circunstância, lembra-te de respeitar a privacidade das outras pessoas.

Vidro

Por favor não tragas vidro para o recinto, dado que aumenta o risco de fogo e acidentes. Tenta trazer, em vez disso, um recipiente de aço inoxidável para a tua água.

Animais

O sol, calor, desidratação, barulho e grande concentração de pessoas aumentam o nível de stress e podem causar problemas de saúde aos teus animais. Por isto não é permitido traze-los para o festival.

Lojas pirata

Traz o que quiseres partilhar com os outros participantes, estamos a criar esta experiência juntos! Nota que não é permitido vender nada no Waking Life ou à sua volta, a menos que seja um vendedor registado. Lojas pirata serão retiradas do recinto.

Confetti

Embora seja divertido usar confetti & glitter, é bastante complicado de os remover e limpar. Por favor deixa-os em casa.

Sistemas de som

É proibido trazer o teu próprio sistema de som para o campismo ou parque de estacionamento.

Responsabilidade

Entrarás no recinto por tua conta e risco. A organização não é responsável por qualquer dano material que possa ocorrer dentro do recinto do festival.

Localização

A vila do Crato fica no Norte do Alentejo, uma das regiões mais desertificadas da Europa do Sul. Este é um local mítico onde as fronteiras do tempo e do espaço são ilimitadas. Um local com realidades escondidas à espera de serem descobertas, na água que anima e cura, ou nos grandes espaços abertos no meio da natureza.

Para chegar de avião

O aeroporto mais próximo do Crato é em Lisboa. A viagem de carro desde Lisboa demora pouco mais de 2 horas e alugar um carro em Portugal é bastante barato. Outras alternativas são por exemplo voar para o aeroporto do Porto (2h45min), Faro (3h30min), Madrid (4h30min) ou Sevilha (3h30min).

De autocarro

Os shuttles do Waking Life partem de Lisboa (4h), Porto (5h) ou Madrid (4h) com destino ao Crato. Para além dos nossos shuttles, existe ainda um autocarro diário de Lisboa para o Crato que demora aproximadamente 3 horas. Para consultar o horário e outras informações, visita www.rede-expressos.pt.

Shuttle para o Crato

Nos dias de chegada e partida os shuttles viajarão regularmente entre o Waking Life e o Crato. Nos restantes dias, existe um shuttle que faz esse trajeto uma vez por dia.

De carro desde Lisboa

De Lisboa, segue pela A1 e sai para a A23 em Torres Novas. Depois sai na saída 15 e apanha o IP2 no sentido de Portalegre. Continua no IP2 até encontrares a saída N245 para o Crato. Quando chegares perto da vila do Crato, vais encontrar sinais que te vão guiar até ao Waking Life.

De carro do Porto

Do Porto, segue pela A1 em direcção a Lisboa, sai na saída 11 em direcção à Lousã e depois sai na saída para a A13 em direcção à Lousã. Segue pelo IC8 e apanha a A23 em Castelo Branco. Continua na A23 até encontrares a saída 15 para o IP2 em direcção a Portalegre. Daí é só seguires o IP2 até à saída N245 para o Crato.

De carro desde Madrid

De Madrid, apanha a A5 em direcção a Placencia e Portugal. Sai na saída 51 em direção a Cáceres e após cerca de 70km sai na saída 551 para a N521 em direção a Malpartida de Cáceres, Portugal. Continua na N521 e depois apanha a N359 e o IC13 para Crato, Portugal.

De bicicleta

Se queres uma aventura, até podes vir de bicicleta! Iremos garantir que as tuas boas velhas duas rodas sejam recebidas de forma calorosa.

Boleias

Encorajamos a que todos os que o possam fazer que apanhem boleias! No nosso grupo Hitch a Ride poderás oferecer os lugares vazios do teu carro para ou saindo do Waking Life aos outros viajantes ou pedir-lhes que partilhem a sua viagem contigo.

Antes e depois do Waking Life

Portugal é um país fascinante pela sua cultura e caráter únicos. Desde a gastronomia típica das suas diferentes regiões, o gosto pela música e artes, ou o leque diversificado de paisagens naturais, este é sem dúvida um país que te irá interessar visitar. O Alentejo em particular é numa das regiões mais autênticas do país: não apenas possui uma variedade cultural e uma beleza natural muito especiais como também detém um património histórico e gastronómico muito rico. Se tiveres oportunidade, aconselhamos-te vivamente que aproveites para explorar esta região.

Campismo

O campismo e estacionamento estão incluídos no teu bilhete.

Tendas e caravanas

Haverá um parque de campismo separado para tendas normais e visitantes com casas móveis. Não são permitidos carros no parque de campismo, as casas móveis têm de estacionar nas áreas de estacionamento designadas. Tem em atenção que o terreno pode ser irregular em alguns locais e é da tua responsabilidade decidir se o veículo é adequado para o terreno. Os bilhetes de caravana têm de ser comprados pelos participantes que vêm com uma caravana. Mais informações podem ser encontradas na página de bilhetes.

Acampamentos criativos

Participa! É muito mais divertido. Os visitantes que queiram montar um acampamento criativo estão convidados a fazê-lo. Pode ser literalmente qualquer coisa: desde uma sessão matinal de exercício seguida de chá e biscoitos, um espaço para histórias de embalar, um bar de karaoke, speeddating nu ou um torneio de ping-pong – a imaginação é o limite.

Sombra

O oposto de sol quente. Usado na frase: “O sol quente na tua tenda”. E sim, ele também queima aqui… Para garantir sombra suficiente, estamos a preparar várias zonas de sombra pelo campismo. Ainda que iremos duplicar a sombra no campismo, não será possível cobrir a área inteira. Gostaríamos de encorajar a todos os que consigam que tragam a vossa própria sombra.

Chuveiros

Os chuveiros estarão localizados a uma distância acessível a pé. Também poderás encontrar aqui pontos de água de onde poderás beber gratuitamente. Por favor tem cuidado, evita desperdícios e usa apenas aquilo que necessitares.

Resíduos

Ao entrar no terreno receberás dois sacos de lixo. Um para o plástico, outro para o lixo doméstico. Por favor, mantém o teu local de acampamento e o recinto do festival limpos – é canja se cada um fizer a sua parte! Recebe o teu depósito de lixo de volta entregando os teus sacos de lixo cheios (e reciclados) juntamente com o teu bilhete de depósito de lixo.

Cozinha comunitária

Em vez de aquecer uns noodles em frente à tua tenda, aproveita para cozinhar e partilhar uma refeição deliciosa na nossa cozinha comunitária. Não te esqueças, o camping gás no campismo é perigoso, outro motivo importante para usar este espaço que construímos.

Loja do campismo

Visita o nosso mercado do campismo onde podes encontrar produtos locais, protector solar, pão quente, queijo, earplugs, tabaco, leques e outras coisas que te podem ser úteis.